|
RECEITA INFALÍVEL
Meu tio Tonico
estava bem de saúde, até
que sua
esposa, minha tia Marocas,
a pedido de
sua filha, minha prima muitoTotinha, disse:
-Tio, vais fazer 70 anos, está na hora
de fazer um
check-up com o médico.
- Para quê ? Estou me sentindo muito bem!
-Porque a prevenção deve ser feito agora,
quando você
ainda se sente jovem,
Então meu tio Tonico foi consultar um
médico.
O médico,
sabiamente, mandou-o
fazer testes e análises e radiografias, tudo o que poderia ser feito para
que o plano de saúde cobrisse algo de alguma doença escondida. Duas semanas mais tarde, o médico disse
que os
resultados estavam bons, mas que poderiam melhorar.
Então receitou:
Comprimidos Atorvastatina para o colesterol
Losartan para o coração e hipertensão,
Metformina para evitar diabetes,
Polivitaminas para aumentar as defesas.
Norvastatina para a pressão,
Desloratadina em alergia.
Como eram muitos medicamentos, tinha
que tomar um proteger o
estômago, então
ele indicou Omeprazol e um diurético para
os inchaços.
Meu tio Tonico foi à farmácia e gastou metade
da sua reforma
em várias caixas requintadas
de cores diferentes. Nessa altura, como ele não conseguia se
lembrar se os
comprimidos verdes para a
alergia deviam
ser tomados antes ou depois
das cápsulas para o estômago e se devia tomar as amarelas para o coração antes ou
depois das refeições, voltou ao médico.
Este lhe deu
uma caixinha com
várias divisões, mas achou que titio estava
tenso e algo
contrariado.
Receitou-lhe, então, Alprazolam e Sucedal
para dormir.
Naquela tarde, quando ele entrou na farmácia
com as receitas, o farmacêutico e seus
funcionários
fizeram uma fila dupla para ele
passar através do meio, enquanto eles
aplaudiam.
Meu tio, em vez de melhorar, foi piorando.
Ele tinha
todos os remédios num armário
da cozinha e
quase já não saia mais de casa,
porque passava
praticamente todo o dia a
tomar as pílulas.
Dias depois, o laboratório fabricante de vários
dos remédios que eleusava, deu-lhe um cartão de “Cliente-
Preferencial”, um termômetro, um
frasco estéril para análise de urina e lápis
com o logotipo da farmácia.
Meu tio deu azar e pegou um resfriado.
Minha tia
Marocas, como de
costume, fê-lo ir para a cama, mas, desta
vez, além do
chá com mel,
chamou também o médico.
Ele disse que não era nada, mas prescreveu
Tapsin para
tomar durante o
dia e Sanigrip com Efedrina para tomar à noite.
Como estava
com uma
pequena taquicardia, receitou Atenolol e um
antibiótico, 1
g de Amoxicilina. A cada 12 horas,
durante 10
dias.
Apareceram fungos e
herpes, e ele receitou Fluconol com Zovirax.
Para piorar a situação, Tio Tonico começou a
ler as bulas de todos os medicamentos que tomava, e ele ficou sabendo
todas as contraindicações, advertências, precauções,
reações
adversas, efeitos colaterais e interacções
médicas.
Leu coisas terríveis. Não só poderia morrer
mas poderia
ter também arritmias ventriculares,
sangramento
anormal, náuseas, hipertensão,
insuficiência renal, paralisia, cólicas abdominais,
alterações do estado mental e um monte de
coisas
terríveis.
Com medo de morrer, chamou o médico, que
disse para não
se preocupar com essas coisas,
porque os laboratórios só colocavam essas recomendaçóes para se librarem para se
isentar de
culpa.
- Calma, tio Tonico, não fique aflito, disse o
médico, enquanto prescrevia uma nova receita
com um antidepressivo
Sertralina com
Rivotril 100 mg. E como titio estava com dor
nas
articulações deu Diclofenac.
Nessa altura, sempre que o meu tio recebia
a reforma ia direta para o médico e o laboratótrio Numa das farmácias, onde já tinha sido eleito
cliente VIP.
Chegou um momento em que o dia do pobre
do meu tio
Tonico não tinha horas suficientes
para tomar
todas as pílulas,
portanto, já não dormia, apesar das cápsulas
para a insônia que haviam sido prescritas.
Ficou tão ruim que um dia, conforme já
advertido nas
bulas dos remédios, morreu.
No funeral tinha muita gente mas quem mais
chorava era o
farmacêutico!
|