domingo, 7 de agosto de 2022

Uma virgula um ponto ou qualquer ou simples

 sinal pode um e-mail seguir diferente destino

 

Um homem casado decide passar férias numa

praia do Caribe, no mesmo hotel aonde passou

 a honeymoon há 20 anos atrás. 

Devido a problemas de trabalho, a mulher não

pôde viajar com ele, ficando combinado que ela

 se juntaria a ele uns dias mais tarde.

Quando o homem chegou aos alojamentos do

hotel, verificou com admiração, que no quarto

existia um computador com ligação à Internet,

então decidiu enviar um E-mail à sua esposa,

mas por engano este foi enviado para outro

endereço.

O E-mail foi recebido por engano no computador

de uma viúva que acabara de chegar do funeral

do seu marido, e ao ler o correio electrónico,

desmaiou instantaneamente.

O filho da viúva ao entrar em casa encontrou a

sua mãe, no chão sem sentidos aos pés do                                                 

computador, em cujo monitor se podia ler:

esposa:

Cheguei bem. Provavelmente estás surpreendida

 por receberes notícias por esta via, mas agora

aqui já há computadores para enviar-mos

 mensagens aos entes queridos.

Acabo de chegar e constatei que está tudo

preparado para quando chegares no próximo

fim de semana.

Tenho muitas saudades tuas, espero que a tua

viagem seja tão tranquila e agradável como foi a minha.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

 

3 de 4

RECEITA INFALÍVEL

 Meu tio Tonico estava bem de saúde, até

que sua esposa, minha tia Marocas,

a pedido de sua filha, minha prima

muitoTotinha, disse:


-Tio, vais fazer 70 anos, está na hora

de fazer um check-up com o médico.

- Para quê ? Estou me sentindo muito bem!

-Porque a prevenção deve ser feito agora,

quando você ainda se sente jovem,

Então meu tio Tonico foi  consultar um médico.

O médico, sabiamente, mandou-o
fazer testes e análises e radiografias, tudo o 

que poderia ser feito para que o plano de 

saúde cobrisse algo de alguma doença 

escondida.

Duas semanas mais tarde, o médico disse

que os resultados estavam bons, mas que  

poderiam melhorar.

 Então receitou:

Comprimidos Atorvastatina para o colesterol

Losartan para o coração e hipertensão,

Metformina para evitar diabetes,

Polivitaminas para aumentar as defesas.

Norvastatina para a pressão,

Desloratadina em alergia.

Como eram muitos medicamentos, tinha

que tomar um proteger o estômago, então
ele indicou Omeprazol e um diurético para

os inchaços.

Meu tio Tonico foi à farmácia e gastou metade

da sua reforma em várias caixas requintadas

 de cores diferentes.

Nessa altura, como ele não conseguia se

lembrar se os comprimidos verdes para a

alergia deviam ser tomados antes ou depois

das cápsulas para o estômago e se devia 

tomar as amarelas para o coração antes ou

depois das refeições, voltou ao médico.

Este lhe deu uma caixinha com
várias divisões, mas achou que titio estava

tenso e algo contrariado.
Receitou-lhe, então, Alprazolam e Sucedal

para dormir.

Naquela tarde, quando ele entrou na farmácia

 com as receitas, o farmacêutico e seus

funcionários fizeram uma fila dupla para ele
passar através do meio, enquanto eles

 aplaudiam.

Meu tio, em vez de melhorar, foi piorando.

Ele tinha todos os remédios num armário

da cozinha e quase já não saia mais de casa,

porque passava praticamente todo o dia a

 tomar as pílulas.

Dias depois, o laboratório fabricante de vários

 dos remédios que eleusava, deu-lhe um

 cartão de “Cliente-

 Preferencial”, um termômetro, um
frasco estéril para análise de urina e lápis

 com o logotipo da farmácia.

Meu tio deu azar e pegou um resfriado.

Minha tia Marocas, como de
costume, fê-lo ir para a cama, mas, desta

vez, além do chá com mel,
chamou também o médico.

Ele disse que não era nada, mas prescreveu

Tapsin para tomar durante o
dia e Sanigrip com Efedrina para tomar à noite.

Como estava com uma
pequena taquicardia, receitou Atenolol e um

antibiótico, 1 g de Amoxicilina. A cada 12 horas,

durante 10 dias.

 Apareceram fungos e
herpes, e ele receitou Fluconol com Zovirax.

Para piorar a situação, Tio Tonico começou a

 ler as bulas de todos os medicamentos que 

tomava, e ele ficou sabendo

 todas as contraindicações, advertências, 

precauções,

reações adversas, efeitos colaterais e interacções

 médicas.

Leu coisas terríveis. Não só poderia morrer

mas poderia ter também arritmias ventriculares,

sangramento anormal, náuseas, hipertensão,
insuficiência renal, paralisia, cólicas abdominais,

 alterações do estado mental e um monte de

coisas terríveis.

Com medo de morrer, chamou o médico, que

disse para não se preocupar com essas coisas,

 porque os laboratórios só colocavam essas

recomendaçóes para se librarem para se

isentar de culpa.

- Calma, tio Tonico, não fique aflito, disse o

 médico, enquanto prescrevia uma nova receita

com um antidepressivo Sertralina com
Rivotril 100 mg. E como titio estava com dor

nas articulações deu Diclofenac.

Nessa altura, sempre que o meu tio recebia

a reforma ia direta para o médico e o 

laboratótrio
 Numa das farmácias, onde já tinha sido eleito

 cliente VIP.

Chegou um momento em que o dia do pobre

do meu tio Tonico não tinha horas suficientes

para tomar todas as pílulas,

 portanto, já não dormia, apesar das cápsulas

 para a insônia que haviam sido prescritas.

Ficou tão ruim que um dia, conforme já

advertido nas bulas dos remédios, morreu.

No funeral tinha muita gente mas quem mais

chorava era o farmacêutico!





COMO Mudar

 Não se trata de mudar o outro...

Trata-se de mudar a mim mesmo para

aceitar o outro como ele é.

 Não se trata de lutar contra a vida e as

situações...

Trata-se de aproveitá-las e crescer com elas.

 Não se trata de dizer aos outros como fazer

as coisas e como se devem comportar...

Trata-se de respeitá-los como são.

 Não é querer mais...

É valorizar o que você tem.

 Não é sobre estar certo...

Trata-se de me colocar no lugar do outro

 para ver seu ponto de vista.

 Não se trata de julgar o erro do outro...

É sobre dar-lhe uma mão para sair disso.

 Não se trata de compartilhar meus medos...

É sobre compartilhar meu entusiasmo.

 Não se trata de se apegar às pessoas...

Trata-se de deixar ir e conceder total

 liberdade.

 Não se trata de ir contra a corrente...

É aproveitar e fluir com ela.

 Não se trata de aprender ou entender...

Trata-se de compreender.

 Não resista à vida, melhor fluir com ela. 

 Uma mente flexível disposta a fazer

 mudanças alcança um grande aprendizado,

 enquanto uma mente rígida não aprende nada.

A Magia da Transformação















domingo, 22 de maio de 2022

Canção da Amália

 

Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer saudade

Coimbra do choupal
Ainda és capital
Do amor em Portugal, ainda
Coimbra onde uma vez
Com lágrimas se fez
A história dessa Inês tão linda

Coimbra das canções
Tão meiga que nos pões
Os nossos corações a nu
Coimbra dos doutores
Pra nós os teus cantores
A fonte dos amores és tu

 

Perguntar por si mesmo no hospital

 - Bom dia, é da receção? Eu gostaria de falar com

 alguém que me desse informações sobre um

doente internado. Queria saber se a pessoa está

 melhor ou se piorou...

- Qual é o nome do doente?

- Chama-se Rafael e está no quarto 302...

- Um momentinho, vou transferir a chamada para o

 sector de enfermagem...

- Bom dia, sou a enfermeira M.Rosário... O que deseja?

- Gostaria de saber a condição clínica do doente Rafael.

 Que está no 2º piso do quarto 302, por favor!

- Um minuto, vou localizar o médico de serviço.

- Aqui é o Dr. Eduardo. Em que posso ajudar?

- Olá, doutor. Precisava que alguém me informasse

sobre a saúde do Rafael que está internado há duas

semanas no quarto 302.

- Só um momento que eu vou consultar a ficha do

doente... Hummm! Aqui está: alimentou-se bem hoje,

 a pressão arterial e o pulso estão estáveis, responde

bem à medicação prescrita e vai ser retirado da

 monitorização cardíaca amanhã. Continuando bem,

 o médico responsável assinará a alta dentro de três dias.

- Ahhhh!!! Graças a Deus! São notícias maravilhosas!

Que alegria!

- Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo,

certamente da família!?

- Não, sou o próprio Rafael telefonando aqui do 302!

 É que toda a gente entra e sai deste quarto e ninguém

me diz nada.    Eu só queria saber como estou.

 Canção da Amália

Não queiras gostar de mim, sem que eu te peça
Nem me dês nada que ao fim, eu não mereça
Vê se me deitas depois culpas no rosto
Isto é sincero porque não quero dar-te um desgosto

De quem eu gosto nem às paredes confesso
E até aposto que não gosto de ninguém
Podes sorrir, Podes mentir, podes chorar também
De quem eu gosto, nem às paredes confesso

Quem sabe se te esqueci ou se te quero
Quem sabe até se é por ti por quem eu espero
Se eu gosto ou não afinal, isso é comigo
Mesmo que penses que me convences nada te digo

De quem eu gosto nem às paredes confesso
E até aposto que não gosto de ninguém
Podes sorrir, podes mentir, podes chorar também
De quem eu gosto, nem às paredes confesso

Podes sorrir, podes mentir, podes chorar também
De quem eu gosto, nem às paredes confesso

segunda-feira, 18 de abril de 2022


Canção de Amália Rodrigues

 

 

Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não

Fui ter à mesa redonda
Beber em malga que esconda
O beijo de mão em mão
Fui ter à mesa redonda
Beber em malga que esconda
O beijo de mão em mão
Era o vinho que me deste
Água pura, fruto agreste
Mas a tua vida não

Aromas de urze e de lama
Dormi com eles na cama
Tive a mesma condição
Aromas de urze e de lama
Dormi com eles na cama
Tive a mesma condição
Povo, povo, eu te pertenço
Deste-me alturas de incenso
Mas a tua vida não

Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Povo que lavas no rio
Que talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não