segunda-feira, 1 de junho de 2009

O meio Ambiente

Após decénios que a raça humana se tem desinteressado por completo de zelar pelo meio em que habita, considerou sempre este como algo alheio a si e com uma excessiva e incorrecta confiança nas suas próprias capacidades e com recursos inesgotáveis.
Hodiernamente, constata-se que a natureza está cada vez mais enferma, dadas as súbitas altas e baixas temperaturas, ventos ciclónicos, furacões, etc.
Esta degradação crescente é causada pelos abusos industriais, produtos químicos, excesso de viaturas em todos os países, máquinas muito poluentes, procedimentos tecnológicos desajustados ao ambiente e muito mais se poderia dizer. Todos estes factores contribuíram grandemente para que chegássemos ao fim do século XX, com natureza fraca, que perderá parte da sua capacidade de regeneração.
Tem havido uma certa consciencialização crescente da população em geral no que concerne aos problemas da poluição, mas tem chocado com os grandes interesses económicos que não querem admitir estes factos reais. Os grandes industriais não vêem mais nada para além do lucro.
Os governos quase subjugados aos senhores do grande capital, não arranjam meios para evitar o excesso de poluição nem cumprem os seus compromissos em termos ambientais. Alem disso,
todos nós somos culpados deste abandono do ambiente, muitas vezes despreocupadamente deitamos produtos tóxicos para os rios, mar ou deixamos o lixo a céu aberto. Descuidamo-nos com as florestas que se vão destruindo pelo fogo, mas muito pior ainda, é o procedimento criminoso daqueles que lançam fogo a essas florestas e pinhais à drede ou de propósito com fins lucrativos.
São bem visíveis os passos negativos que a humanidade deu para degradar o ambiente até chegar esta inconfortável situação. Apesar disso, ninguém está disposto a prescindir dos meios que dão uma certa comodidade e de termos toda a tecnologia à nossa disposição, mesmo sabendo que estamos a morrer um pouco mais que o normal todos os dias por causa da poluição.
O futuro do planeta tende a ser cada vez pior, vamos ter que pagar um preço muito elevado pelo progresso tecnológico em todas as vertentes, por não recusarmos aquilo que hoje nos propícia bem-estar e conforto.
O ser humano foi o povoador deste planeta e transformou com as suas acção a fim de criar melhores condições de habitabilidade e mobilidade, mas agora, com as fortes agressões aos seus componentes pode destruí-lo ou atacá-lo muito. O que pode ser um ataque indirecto contra si mesmo.
Considerando a enfermidade do planeta, só se poderia retemperar com o regresso do homem à natureza conforme preconizava Jean Jacques Rousseau. Esse retorno rousseaniano seria o ideal usando os costumes do “bom selvagem”. Creio que este regresso terá lugar mais tarde, depois de toda a gente se aperceber que a sobrevivência da espécie humana corre sério perigo neste no planeta terra que poder-se-à extinguir!

Sem comentários:

Enviar um comentário