sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Valor ancestral das coisas não interpretadas pelo neto

Um avô conta ao seu neto João as grandes mudanças 
que aconteceram na sociedade, desde a sua juventude
até agora... Referindo-se à moeda e ao valor das coisas
de tempos pretéritos.

« Sabes, João, quando eu era pequeno como tu, a 
minha mãe dava-me dez escudos = (+/-) 5 cêntimos 
do euro, que é a moeda de hoje em Portugal e quase
 toda a Europa, e com isso mandava-me a uma grande 
mercearia de  Vila Flor em Trás-os-Montes. a comprar 
vitualhas.
Então, eu voltava com um pacote de manteiga, dois 
litros de leite, cinco quilogramas de batatas, um queijo,
um pacote de açúcar, um pão e  uma dúzia de ovos..!" 
E o João respondeu-lhe: 
“Mas avô, na tua época não havia câmaras de vigilância?
 Ou tu sabias dar bem ao slide...?!”

1 comentário: