domingo, 6 de março de 2016

Uma narrativa verdadeira

Conta-se que numa povoação do interior, nos tempos 
da monarquia, um grupo de pessoas se divertia-se com 
idiota da aldeia.
Um pobre coitado, de pouca inteligência, que vivia de
pequenos biscates e esmolas.
Desde sempre chamavam  "o idiota" ao bar, onde se
reuniam e ofereciam-lhe a escolha entre duas moedas:
uma grande, de 400 REIS, e outra menor, de 2.000 REIS.
Ele escolhia sempre a moeda maior, a menos valiosa, o
que era motivo de grande risota para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e
perguntou-lhe se ainda não tinha percebido que a
 moeda maior valia menos?'
-Eu sei - respondeu o tolo - que ela vale cinco vezes
menos,mas no dia em que eu escolher a outra,
 a brincadeira acaba e nunca mais irei ganhar a minha
 moeda.
Não me importa que se riam de mim desde que tenha  
mais uma moeda'.
Podem tirar-se várias conclusões desta pequena
 narrativa.A primeira:
Quem parece idiota, nem sempre o é.
A segunda:
Quem eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira:
Se você for ganancioso, acaba por estragar a sua 
fonte de rendimento.
A quarta e mais interessante é:
A percepção de que podemos estar bem, mesmo 
quando os outros não têm uma boa opinião a nosso
respeito.
Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, 
mas sim quem realmente somos.
Moral da História...
' O maior prazer de uma pessoa inteligente é fazer-se 

de idiota, diante de um idiota que julga ser inteligente'

Sem comentários:

Enviar um comentário