sexta-feira, 8 de junho de 2018

O saber e vivência do camponês


Era uma vez um rei que queria ir  *a pesca.
Chamou o seu meteorologista e pediu-lhe a previsão do tempo
para as próximas cinco horas.
Este  assegurou-lhe que  estaria bom tempo.
A noiva do monarca vivia perto de onde ele iria, vestiu a sua roupa
mais elegante para o acompanhar.
No caminho, ele encontrou um camponês montando seu burro,
 quando viu o rei  disse-lhe:
-Majestade, é melhor o senhor regressar ao palácio porque vai
 chover muito esta tarde!
O rei ficou pensativo e respondeu:
-Eu tenho um meteorologista, muito bem pago, que me disse o
 contrário. Vou seguir em frente.
E assim fez. Passado pouco tempo choveu torrencialmente!
O rei ficou encharcado e a noiva riu-se dele ao vê-lo naquele estado.
Furioso, o rei voltou para o palácio e despediu o meteorologista.
Em seguida, convocou o camponês e ofereceu-lhe emprego.
O camponês disse-lhe:
- Senhor, eu não entendo nada disso.
Mas, quando as orelhas do meu burro ficam caídas e com moscas,
 significa que vai chover mujto".
Então, o rei contratou o ruricola e o burro.
E assim começou o costume de contratar burros para trabalhar
 junto ao Poder!...

Sem comentários:

Enviar um comentário