segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Versos sobre a vida de Rafael


No acróstico deste poema pode-se descobrir o autor.

Rumei direto a Lisboa maior cidade
Abandonei uma dura faina agrícola
Farto deste trabalho sem dignidade
Agarrei-me um trabalho mais nobre
Empregado no foro castrense e urbìcola
Libertei-me de ser menos estulto e pobre



Cumpri sempre o meu devido dever
Onde exerci com lealdade as funções
 Este emprego que nunca quis perder
 Limitei críticas para acautelar o futuro
 Homens que exibiam bem seus galões
 Obrigaram-me muito a um silêncio duro



 Dias tive de sorumbático e monotonias 
 E convivi com insolentes por necessidade
 Somei muito mais tristezas que alegrias
 Oposição provinha da parca idoneidade
 Undícola fui e nos maus zéfiros me senti
 Zé ninguém,  para ter aqui continuidade
 Ajudas não tive, mas alguns sabujos venci


Sem comentários:

Enviar um comentário