sexta-feira, 29 de maio de 2009

O futuro da Europa

A Europa foi desde sempre o palco de guerras durante toda a sua existência, mas as mais devastadoras foram as duas últimas guerras mundiais do século passado. Na primeira e na segunda, tratou-se inicialmente de um confronto violento entre os estados europeus tendo por fim projectos de hegemonia europeia e mundial por parte de políticos ditadores fanáticos e inconscientes, como foi o considerado diabo - Hitler.
Estas duas grandes guerras foram quase um abrir de portas da Europa ocidental dada a sua fragilidade do após guerra. Uma outra ditadura de ferro imperialista tentou infiltrar-se na Europa ocidentalizada para tomar conta dos destinos de todos os países europeus, à semelhança do que fizera com todos os países que a circundavam para alargar mais o seu império.
Alguns analistas políticos aperceberam-se que no fim da segunda guerra mundial uma superpotência que era a URSS começou por se apoderar de parte da Europa Ocidental. A Alemanha depois de ter sido derrotada, foi dividida entre as potências vencedoras. Os países ocidentais entregaram a sua parte que ficou designada por Alemanha Ocidental tendo por capital Bona. A Alemanha oriental ou de leste ficou sob as ordens da URSS. Esta potência pretendia conquistar todo o resto da Europa e a hegemonia do mundo através sua ideologia dita paradisíaca que difundiam, mas esse regime foi no fundo um inferno, um frio e mortes políticas para todos os discordantes. O povo era teleguiado sob as ordens indiscutíveis dos chefes do único partido existente. Muito pior que os regimes de natureza fascista.
A Alemanha ocidental lembrou à Europa e aos Estados Unidos da América, quais eram as intenções da URSS, segundo o que previa o geógrafo inglês Mackinder. Que para evitar essa hegemonia mundial da URSS. A Alemanha divulgou os conselhos do geógrafo supracitado e propôs o acoplamento estratégico de toda a Europa Ocidental com os USA. Assim, nasceu a comunidade de transatlântica ou NATO e, com ela manteve-se o equilíbrio geopolítico e a estabilidade mundial.
Como estas duas potências tinham politicas opostas viveu-se um clima de ameaças entre elas que foi chamado de Guerra Fria, dado que estas duas grandes potências temiam-se entre si. Por essa razão, houve paz na Europa desde 1945 até aos até hoje.
Esperamos que quando união europeia se transformar num só Estado, que não vá criar uma potência bélica unilateral para que se possa opor a qualquer uma das outras potências. A Europa será mais segura e mais estável se continuarmos aliados dos USA. O velho continente foi desde sempre apetecível pelos diversos povos.
Hodiernamente, também se tem de ter a conta outras potências emergentes tais como: a potência Árabe, a Chinesa e a India e outras, que já estão a conhecer e a conquistar terreno europeu em termos pacíficos. Quando vieram com armas temos que nos saber defender com ao auxílio e a força do nosso velho indispensável aliado - os USA.

Sem comentários:

Enviar um comentário