quarta-feira, 10 de julho de 2013

Explanation about bullyng

Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.
Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os
alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para
deitarem para o chão e para pisarem.
Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não
rasga-la.
As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para
amachucarem a folha, tanto quanto possível.
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la
novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de
endireitara folha com muito cuidado o mais possível. A senhora
chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja
e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem
desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles
mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem
o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos
estavam bem marcados.
A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas
no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas
NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las.
“É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras
crianças”, afirmou a professora.
Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento,
mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda
conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola
primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das
crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi
recebida.

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