quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Renovação humana em Portugal

Um dia, o Senhor chamou um transmontano dos mais
honrados cavalheiros habitantes deste pequeno
território e disse-lhe:
Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente
durante 40 dias e 40 noites, até que todo o Portugal
esteja coberto pelas águas.Todos cleptocratas,
agiotas e outros quejandos serão eliminados
do solo luso,mas quero salvar os mais justos e um
casal de cada espécie animal.
Vai e constrói uma arca de madeira.Chegada a altura,
os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram
o céu.
O transmontano chorava, ajoelhado no quintal da sua
casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furioso,
entre as nuvens:
Transmontano, já construíste a arca?
Perdoe-me, Senhor, suplicou o homem!
- Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas:
Primeiro tentei obter uma licença da Câmara
Municipal, mas, além das taxas elevadas para obter
o alvará, pediram-me uma contribuição para a
campanha do Partido do presidente, para que seja
novamente reeleito.
Como precisava de dinheiro, fui aos bancos mas não
consegui empréstimo, mesmo aceitando altas taxas de
juros...
Os Bombeiros exigiram um sistema de prevenção
de incêndio.
Começaram então os problemas com o Instituto
Florestal para a extracção da madeira.
Eu disse que eram ordens Suas, mas eles só queriam
saber se eu tinha o “Projecto de Reflorestamento”
e um tal “Plano Sectorial”. Neste meio tempo,
a Protecção dos Animais descobriu alguns casais de
animais guardados no meu quintal.
Disseram-me que eram espécies protegidas!
Além de pesada multa, fui colocado em prisão
preventiva pela posse destes animais.
Valeu-me a pulseira electrónica! Neste meio tempo,
Veio o Sindicato e exigiu contrato oficializado dos
carpinteiros.
Em seguida vieram as Finanças!
disseram-me que a arca era um “sinal exterior de
riqueza“e agravaram-me o IRS. Como não pude pagar
colocaram-me a arca sob penhora.
Finalmente, quando a Secretaria de Estado do
Ambiente pediu o “Relatório de Impacto Ambiental“
sobre a zona a ser inundada,juntei-lhe o mapa de
Portugal.
Enviaram-no para o INAG que só vai apreciar o assunto
depois de resolver o problema da Costa da Caparica!
juntei-lhe o mapa de Portugal.
Respondeu uma a Voz entre as nuvens
“Já vi que cheguei tarde”!...

Sem comentários:

Enviar um comentário