quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Trabalho do Ermitão

Um velho Ermitão refugiou-se na montanha para
se dedicar à meditação e fazer penitência e
alegava que trabalhava muito. Um dia o Leafar
perguntou-lhe:
- Como pode ter tanto trabalho se vive numa
total solidão?
Ele respondeu:
-Tenho que treinar dois falcões e duas águias,
tranquilizar dois coelhos, disciplinar uma
serpente,motivar um burro e domar um leão”.
Não vejo nenhum animal por aqui, onde os tem?
O Ermitão disse-lhe: estes animais que mencionei
vivem todos dentro de mim...
Os dois falcões lançam-se sobre tudo o que lhes
aparece, bom ou mau, tenho que treiná-los para
que se lancem sobre coisas boas São os meus
olhos.
As duas águias, com as suas garras, ferem e
destroçam, tenho que treiná-las para que se
coloquem ao serviço e ajudem sem fazer dano.
São as minhas mãos.
Os coelhos querem ir onde lhes apetece, querem
esquivar-se às situações difíceis, tenho que
ensinar-lhes a estarem tranquilos ainda que haja
sofrimentos, problemas ou qualquer coisa de que
não gostem.São os meus pés.
O mais difícil é vigiar a serpente, está encerrada
numa forte jaula, mas está sempre pronta para
morder e envenenar a quem se aproximar, por isso
tenho que discipliná-la.É a minha língua.
O burro é obstinado, não quer cumprir com o seu
dever, está sempre cansado, negando-se todos os
dias a levar a sua carga.É o meu corpo.
Por último, necessito domar o leão: quer ser o
rei,o primeiro, o vaidoso, o orgulhoso, crê ser o
melhor. É o meu EGO.
Como vês, tenho muito trabalho por fazer.
E tu? Não tens este tipo de trabalho?

Sem comentários:

Enviar um comentário