segunda-feira, 30 de março de 2009

A diferença entre o tutear e você

Caros internautas, sabem qual é a grande diferença entre o tratamento por tu e por você? Vocês pensam que sabem, mas vejam abaixo um pequeno exemplo, que ilustra bem a diferença.
Um Director Banccário, estava muito preocupado com um jovem e brilhante Gerente, que depois de ter trabalhado com ele durante muito tempo, ás vezes passavam dias inteiros a trabalhar, sem pararem nem para almoçar.
Dois anos depois começou a ausentar-se do Banco dia sim dia não ao meio-dia e só regressava às 14,00 horas. Então o Director do Banco chamou um detective e disse-lhe:
- Siga o meu Gerente Souza nos dias que ele se ausentar do Banco na hora do almoço.
O detective cumpriu a sua missão foi na peugada do dito Gerente. após ter verificado onde ele passava essas duas horas das 12,00 às 14,00.
Num daqueles dias resolveu esclarecer com toda a veracidade e com todos os pormenores o Director do Banco e disse-lhe:
- O seu Gerente Souza nos dias que sai ao meio-dia, pega no seu carro, vai a sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e a sua mullher deu-lhe um cheque, depois e regressa ao trabalho. Responde o velho Director : - Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso, pensei andasse por maus caminhos. O detective disse-lhe:
- Senhor Director posso tratá-lo por tu pelo menos neste dialogo?
- Sim, claro' respondeu o Director surpreendido!
- Então vou repetir o que acabei de te dizer: o teu Gerente Souza sai normalmente ao meio-dia, pega no teu carro, vai a tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos , a tua mulher passa-lhe um cheque para a mão e regressa ao trabalho!..
Em conclusão lingua portuguesa presta-se para várias maldades, sem ser necessários recorrer vocábulos não dicionarizados.

Sem comentários:

Enviar um comentário