sábado, 14 de março de 2009

Patrão quer muita produtividade

Um latifundiário era propietário de uma grande quinta, onde tinha vinha, oliveiras, um grande pomar com diversas árvores de frutos e uma horta. Para tratar desta propriedade, contratou só um pobre camponês que estava há muito tempo desempregado e precisava muito de ganhar algum dinheiro para a sua subsistência. O latifundiário prometeu-lhe que lhe pagaria 500,00 euros por mês, se ele sozinho conseguisse fazer todo 0 serviço na dita quinta, o camponês concordou. O horário de trabalho foi fixado das 08.00 às 17.00 horas, portanto tinha que trabalhar oito diárias incluindo os Domingos.
Uma semana depois, o patrão foi verificar o que tinha feito o seu empregado rural, reparou que tinha desenvolvido pouco trabalho. Disse-lhe : - como tu és muito vagaroso as fazer as coisas, tens que começar a trabalhar das 07.00 às 18.00 h0ras. O trabalhador concordou trabalhar mais duas horas por dia o que prefazia dez horas diárias.
Quinze dias depois, o patrão foi de novo verificar o que o empregado tinha feito durante aquele tempo. Quando o viu a enxofrar a vinha disse-lhe: - como tu tens duas mãos com uma enxofras e com a outra retiras as folhas que estão a tapar as uvas, para desenvolveres mais trabalho.
Dois meses depois vai de novo examinar o trabalho de seu empregado, nessa hora estava ele a semear nabal. O patrão ao vê-lo tanto tempo de pé a passear de um lado para o outro a semear o dito nabal. Disse-lhe: - assim perdes muito tempo, como tens boca, mete as sementes na boca e vais cuspindo para a frente e ao mesmo tempo vais cobrindo as sementes com a enxada.
Passado mais alguns meses foi verficar mais uma vez o desembaraço do empregado, encontrou-o a cavar o terreno para semear batatas. Como o patrão viu que deixava grandes torrões para trás que era necessário perder tempo para os desfazer. Disse-lhe: como tens dois pés conforme vais cavando vais desfazendo os torrões com os pés.
Apesar do patrão de lhe ensinar todas as formas de desenvolver mais trabalho, tinha sempre muito trabalho para fazer naquela grande quinta. Então disse-lhe: - se quiseres continuar como meu empregado rural tens que começar a trabalhar das 06,00 às 22,00 horas todos os dias. Ele como precisava de ter um ordenado certo ao fim do mês concordou com o novo horário de trabalho.
Depois de começar a cumprir aquele prolongado horário chegava a casa quase sempre por volta das 23.00 horas. Numa daquelas noites muito chuvosas chegou casa já era meia-noite, a sua mulher pensando que o ele já não vinha dormir a casa, aproveitou para dormir com outro homem que foi o seu ex-patrão que era seu amante já desde os quinze anos de idade.
Quando o marido chegou e viu outro homem deitado na sua cama, começa a chorar, chorar, chorar, vezes sem conta. A mulher e o amante desesperados com aquela situação tentaram animá-lo. e perguntaram-lhe:
-Porque choras assim tanto? O meu antigo patrão veio só visitar-me
- Não é por causa de estarem os dois deitados na minha cama que eu estou triste.
- Então qual é a razão?
- Se o meu patrão desconfia que eu sou cabrão, quer que ande com uma lanterna nos cornos e faz-me trabalhar de dia e de noite!..

Sem comentários:

Enviar um comentário